Mesa 3

Miércoles 13 de octubre
​12:30 – 14:00 
CDMX y Bogotá

Ver hora local 

Giro Epistémico: Inspirações do Sul

Esta mesa redonda busca discutir dois temas intrinsicamente ligados: giro epistêmico e inspirações do Sul (teóricas, metodológicas e políticas). O propósito é promover e alimentar um intenso diálogo não somente entre Norte/Sul, mas sobretudo Sul/Sul, particularmente no campo das transformações sociais envolvendo experiências da sociedade civil. Apesar da existência de uma vasta literatura incorporando uma variedade de abordagens, observamos que os conceitos e quadros teóricos que alimentam as publicações, pesquisas e discussões em torno de temas como transformação social, inovação social e terceiro setor são predominantemente europeus e norte-americanos. Nesta mesa redonda, propomos o valor de um compartilhamento mais substancial de conhecimentos oriundos das chamadas ‘periferias’ e de outros lugares e olhares epistemológicos ainda pouco explorados, e sobretudo uma reflexão sobre o que os pensadores da decolonialidade chamam de giro epistêmico. 
Com a noção de giro epistêmico trata-se de alertar para a necessidade de dar espaço a novas leituras e abordagens epistemo-teóricas e metodológicas (do Norte e do Sul) capazes de levar em conta a inscrição social da própria ciência, compreendendo esta enquanto um caminho para construir fins em vista, promover transformações sociais e ambientais e futuros desejáveis. Nesse sentido, trata-se de compreender a ciência para além da tradição racionalista ocidental que focaliza na separação entre pensamento e realidade, sujeito e objeto, racionalidade e valor, cultura e natureza, entre outras disjunções, para valorizar uma “ciência em ação”, imersa e implicada nas realidades sociais nas quais se produz e gera efeitos desejáveis e indesejáveis. 

Mais particularmente, entre as inspirações do Sul que poderão ser discutidas, incluímos visões indígenas, pós-desenvolvimentistas e decoloniais, (presentes em abordagens como a da pesquisa ação e da investigação pública, ou do buen vivir e das tecnologias sociais, apenas para citar algumas). Embora apresentem trajetórias históricas distintas, o que todas essas abordagens compartilham é um posicionamento epistêmico e político alinhado com a decolonialidade e a um pensamento crítico do Sul, desafiando inúmeras premissas da visão ocidental do progresso e da ciência, incluindo a supremacia do conhecimento técnico/científico sobre outras formas de conhecimento e enfatizando a importância de um maior protagonismo do chamado local ou periférico. Esta mesa redonda promoverá a reflexão e o intercâmbio sobre as possibilidades de integrar mais intencionalmente lentes teóricas e abordagens metodológicas/políticas latino-americanas em nossos projetos de pesquisa, sobretudo no campo de estudos que se referem à sociedade civil, campo de interesse da ISTR.

  • Marlei Pozzebon, FGV EAESP & HEC Montreal, Brasil & Canadá 
  • Sonia Tello-Rozas, UQAM, Canadá
  • Carolina Andion, UDESC, Brasil
  • Adriane Ferrarini, UNISINOS, Brasil
  • Fabio Prado Saldanha, HEC Montreal, Canadá  
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodosio, PUC Minas, Brasil